quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A Técnica em Enfermagem

Ao "entrevistar" uma futura técnica em enfermagem, percebo a grande importância desta profissão para as pessoas. São tantos os procedimentos que um profissional dessa área tem que aprender, que não consigo imaginar como é possível memorizar tanta técnica e jeito para atender aqueles que encontram-se enfermos.
Desde um modo de arrumar o leito, verificar a pressão, administrar medicamentos e conversar com o paciente, em tudo isso é exigido métodos e técnicas que colaboram para a melhora do paciente e a prevenção do profissional.
Pentelhando bastante, todos os termos técnicos e procedimentos que ela citava, eu insistia em pedir que ela me explicasse. Com bastante paciência e muita perfeição, ela descreveu diversas técnicas, em seus preciosos detalhes. E citou que, infelizmente, a grande massa dos profissionais dessa área não realizam com a devida perfeição e carinho que deveriam ter.
No decorrer da entrevista, percebe-se a grande importância das instituições que oferecem o curso em transmitir e exigir do futuro profissional o conhecimento de todos os procedimentos inerentes ao exercício da profissão de técnico em enfermagem. Pois um profissional com uma formação carente colocará em risco a saúde de inúmeras pessoas, prejudicando todo o sistema de saúde, seja público ou particular.
Encerrando, perguntei à ela o que considerava de maior importância para sua futura profissão. Segundo ela, o mais importante é ter auto-controle. "Se eu, como técnica em enfermagem, dentro de um hospital, atuando numa emergência, chegando pessoas baleadas, crianças que tomaram remédios demais, não manter a calma e não tiver total auto-controle, ficará tudo perdido".


Só Deus sabe o quanto eu sou agradecido por ter uma técnica em enfermagem ao meu lado! Sou bem suspeito em dizer isso, mas ela é demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário